Dificuldade para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) gera reclamações



Desde o lançamento da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) está disponível em todas as unidades da rede SAC na Bahia. No entanto, leitores do Portal Santis Agora têm relatado dificuldades para agendar o atendimento necessário para a emissão do documento.


O agendamento, que é obrigatório, deve ser feito por meio do portal BA.GOV.BR, pelo aplicativo SAC Digital ou pelos números de telefone (71) 4020-5353 (para ligações de celular) e 0800 071 5353 (para ligações de telefone fixo). Apesar das diversas opções de acesso, muitos usuários afirmam não conseguir horários disponíveis, enfrentando longas esperas e instabilidade no sistema.


A nova CIN utiliza o CPF como número único de identificação e é gratuita na emissão da primeira via. Para solicitar o documento, o cidadão precisa apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Certidões plastificadas só serão aceitas acompanhadas de uma cópia.


Embora a nova CIN esteja disponível, a troca ainda não é obrigatória. O antigo RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032. A validade da nova identidade depende da idade do portador:


* 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos;

* 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;

* Acima de 60 anos: validade indeterminada.


O número de reclamações sobre o agendamento tem aumentado, evidenciando a necessidade de melhorias no sistema para atender à crescente demanda. “Tento agendar desde o lançamento do novo RG, mas nunca há vagas disponíveis”, lamentou uma leitora.


Até o momento, o Governo do Estado não se pronunciou sobre as dificuldades relatadas. Enquanto isso, quem precisa da segunda via do RG enfrenta desafios para obter um documento essencial para diversas finalidades no dia a dia.